IP #12, O triângulo da auto-obsessão 

IP #12, The Triangle of Self-Obsession

This page includes the complete textual content of this piece of recovery literature. It may differ in appearance from the physical pamphlet due to differences in formatting, graphics, or screen size. You can find a downloadable PDF of the pamphlet as printed by clicking the “View PDF” button above.

O triângulo da auto‐obsessão

Quando nascemos estamos conscientes apenas de nós mesmos. Somos o universo. Percebemos pouco além das nossas necessidades básicas e contentamo‐nos se elas forem satisfeitas. À medida que nossa consciência se expande vamos identificando um mundo além de nós mesmos. Descobrimos que à nossa volta existem pessoas, lugares e coisas que satisfazem as nossas necessidades. Começamos também a reconhecer diferenças e a desenvolver preferências. Aprendemos a querer e a escolher. Somos o centro de um universo em expansão e esperamos ser supridos de tudo que necessitamos e queremos. Nossa fonte de prazer transfere‐se das necessidades básicas para a satisfação dos nossos desejos.

Após um período de experiências, a maioria das crianças percebe que o mundo exterior não consegue suprir todas as suas necessidades e vontades. Começam a complementar o que recebem com seus próprios esforços. À medida que vai diminuindo a sua dependência de pessoas, lugares e coisas, começam a se observar cada vez mais. Tornam‐se mais auto‐suficientes e aprendem que felicidade e satisfação vêm de dentro. A maioria continua a amadurecer, reconhecendo e aceitando suas forças, fraquezas e limitações. Chegam a um ponto em que geralmente procuram a ajuda de um poder maior do que elas mesmas para fazer o que não conseguem sozinhas. Para a maioria das pessoas o crescimento é um processo natural.

Parece que nós, adictos, tropeçamos em algum ponto desse percurso. Parece que nunca alcançamos a auto‐suficiência que os outros encontram. Continuamos a depender do mundo à nossa volta e nos recusamos a aceitar que não receberemos tudo dele. Nós nos tornamos auto‐obcecados; nossas vontades e necessidades transformam‐se em exigências. Chegamos a um ponto em que a satisfação e a auto‐realização são inatingíveis. Pessoas, lugares e coisas não conseguem preencher o vazio dentro de nós, e reagimos a eles com ressentimento, raiva e medo.

Ressentimento, raiva e medo formam o triângulo da auto‐obsessão. Todos os nossos defeitos de caráter são derivados destas três reações. A auto‐obsessão é a essência da nossa insanidade.  

O ressentimento é a forma como a maioria de nós reage ao nosso passado. É o reviver contínuo de experiências passadas. A raiva é a forma como a maioria de nós lida com o presente. É a nossa reação e negação da realidade. Medo é o que sentimos quando pensamos no futuro. É a nossa resposta ao desconhecido, o avesso de uma fantasia. Estes três sentimentos são expressões da nossa auto‐obsessão. É a maneira como reagimos quando pessoas, lugares e coisas (quando passado, presente e futuro) não estão à altura das nossas exigências.

Em Narcóticos Anônimos aprendemos uma nova maneira de viver com as novas ferramentas que recebemos. São os Doze Passos, que procuramos trabalhar o melhor que pudermos. Se nos mantivermos limpos e conseguirmos praticar estes princípios em todas as nossas atividades, acontece o milagre. Encontramos liberdade das drogas, da nossa adicção e da nossa auto‐obsessão. O ressentimento é substituído por aceitação; a raiva é substituída por amor; e o medo é substituído por fé.

Temos uma doença que por fim nos obriga a procurar ajuda. Para nossa sorte, só nos resta uma escolha; uma última oportunidade. Temos que quebrar o triângulo da auto‐obsessão; temos que crescer, ou morrer.

A maneira como reagimos a pessoas, lugares e coisas:

Negativamente

Ressentimento

Raiva

Medo

Passado

Presente

Futuro

 

Positivamente 

Aceitação

Amor

 

Copyright © 1991 by

Narcotics Anonymous World Services, Inc. 

Todos os direitos reservados

 

World Service Office

PO Box 9999

Van Nuys, CA 91409 USA

T +1/818.773.9999

F +1/818.700.0700

Website: www.na.org

 

World Service Office–CANADA

Mississauga, Ontario

 

World Service Office–EUROPE

Brussels, Belgium

T +32/2/646 6012

 

World Service Office–IRAN

Tehran, Iran

www.wsoiran.org

 

 

NA Fellowship Approved

 

Tradução de literatura aprovada pela Irmandade de NA.

Narcotics Anonymous, NA Fellowship Approved e The NA Way
são marcas registradas de
Narcotics Anonymous World Services, Incorporated.

ISBN 978-1-55776-138-5     Portuguese (Brazil)     

WSO Catalog Item No. PB-3112 

Narcotics Anonymous World Services (“NAWS”) provides literature, service materials, bulletins and various other tools for NA members, NA groups, and NA service committees as resources in their NA service delivery efforts. Our production and distribution of these materials is not intended to imply that NAWS is in a position of authority over any of those who use these materials. NAWS does not have any centralized control over any NA members, NA groups, or other NA service committees.

All service materials produced by NAWS are offered as a reference resource, and their application is at the sole discretion of the user. They should not be considered directives or mandates from NAWS, and may be adapted or applied as the user sees fit. Additionally, NAWS takes no responsibility in any issues of liability that may result from the application of these materials.