IP #2, O grupo

IP #2, The Group

This page includes the complete textual content of this piece of recovery literature. It may differ in appearance from the physical pamphlet due to differences in formatting, graphics, or screen size. You can find a downloadable PDF of the pamphlet as printed by clicking the “View PDF” button above.

O grupo

Definição e propósito

Um grupo de Narcóticos Anônimos é uma reunião onde dois ou mais adictos se reúnem regularmente, em um determinado local e horário definido, com o propósito de recuperação da doença da adicção. Todos os grupos de Narcóticos Anônimos são regidos pelos princípios dos Doze Passos e Doze Tradições de NA. Cada grupo tem apenas um propósito primordial: levar a mensagem ao adicto que ainda sofre.

É importante lembrarmos do nosso propósito primordial para que os adictos que chegam à sua primeira reunião possam partilhar e se identificar com os outros na reunião. Uma das responsabilidades do grupo é proporcionar uma atmosfera de recuperação para o recém-chegado que tem o desejo de parar de usar, assim como para os outros membros do grupo. Queremos que o recém-chegado sinta-se bem-vindo. Podemos nos lembrar de como chegamos assustados e apreensivos quando viemos pela primeira vez a NA. Para nós aquele sorriso inicial foi muito bem-vindo e aprendemos que um simples abraço amoroso pode fazer toda a diferença do mundo quando nos sentimos sozinhos. Precisávamos encontrar outros como nós que, por terem passado pelas mesmas situações, entenderiam nossos sentimentos e experiências. Desde o início, descobrimos que qualquer adicto pode ficar limpo seguindo o exemplo de outros que estão limpos e que vivem o programa de NA.

O grupo é o melhor veículo para levar a mensagem de esperança e a promessa da libertação da adicção ativa. Qualquer adicto pode parar de usar, perder o desejo de usar e encontrar uma nova maneira de viver. Nas reuniões ouvimos outros adictos partilharem suas experiências, força e esperança para se manterem limpos e ajudar outros a fazerem o mesmo. Descobrimos que o valor terapêutico da ajuda de um adicto a outro não tem paralelo.

Nossa experiência é que quando frequentamos regularmente as reuniões os sentimentos que nos assombravam começam a nos deixar. Eles são substituídos por sentimentos de esperança, alegria e gratidão pela nova maneira de viver que descobrimos através de Narcóticos Anônimos. O mais importante é que aqueles que continuam voltando regularmente às nossas reuniões permanecem limpos.

Grupo de escolha

Escolher e apoiar um grupo de escolha é uma parte importante da recuperação. Um grupo de escolha é uma reunião onde você se sente confortável e que frequentará regularmente. Chamamos isso de “grupo de escolha”, porque é um lugar onde nós nos identificamos e ao qual pertencemos. Ter um grupo de escolha nos permite ter a estabilidade de ir às reuniões semanais onde podemos conhecer as pessoas realmente e elas podem nos conhecer também. Desenvolvemos laços de união uns com os outros, para que possamos crescer juntos.

Assumimos um compromisso com nosso grupo de escolha e se por qualquer razão não comparecermos nossa ausência será sentida. Nosso grupo de escolha é também o lugar onde podemos comemorar cada novo período de tempo limpo. Desenvolvemos amizades verdadeiras, provavelmente pela primeira vez em nossas vidas, e aprendemos a nos respeitar mutuamente. Isto pode ser muito importante em nossa recuperação.

À medida que os membros amadurecem, o mesmo acontece com o grupo. Aprendemos a praticar os princípios espirituais de Narcóticos Anônimos em todas as nossas atividades e também a compartilhar e dividir as responsabilidades para o crescimento e o bem-estar do grupo.

Os membros do grupo de escolha devem tentar manter atenção aos problemas e dificuldades de seu grupo e devem estar dispostos a ajudar. Um grupo de escolha é onde você vota como membro de uma consciência de grupo sobre questões que afetam NA como um todo, bem como questões relacionadas ao bem-estar do grupo. Os grupos de escolha também colaboram para levar a mensagem de recuperação em sua área. Em espírito de unidade e de propósito comum, é importante que cada um faça sua parte pelo bem de NA como um todo.

A formação de um grupo

Ao iniciar um grupo* a prioridade é obter um local de reuniões regulares. Tente encontrar uma instalação que seja adequada a uma atmosfera de recuperação e que dê espaço para o crescimento do grupo. É importante encontrar um local que permita ao grupo praticar a Sexta Tradição, que afirma: “Um grupo de NA nunca deverá endossar, financiar ou emprestar o nome de NA a nenhuma sociedade relacionada ou empreendimento alheio, para evitar que problemas de dinheiro, propriedade ou prestígio nos desviem do nosso propósito primordial.” Este princípio de não filiação permite ao grupo desenvolver a sua própria autonomia. Depois de obtermos um local, determinamos hora e dia de semana, nos encarregamos dos preparativos para a abertura e fechamento do espaço da reunião e resolvemos quaisquer outras tarefas necessárias. A Sétima Tradição nos diz: “Todo grupo de NA deverá ser totalmente autossustentado, recusando contribuições de fora.” Isto vale inclusive para estabelecer um meio de pagar o aluguel do local de reunião. As responsabilidades do grupo (abertura, fazer o café, fornecer literatura, limpeza, etc.) podem ser divididas por dois ou mais membros. Alguns grupos perderam seu local de reunião porque não cuidaram adequadamente do espaço. Mas se tentarmos deixar o local melhor do que o encontramos protegeremos a atmosfera de recuperação e a reputação de Narcóticos Anônimos.

Se no início a frequência for baixa, seja paciente. A experiência mostra que ela vai aumentar. O apoio pode ser conseguido pelo contato com a área mais próxima ou com o comitê regional, fazendo avisos em outras reuniões, e pela distribuição de panfletos.

Quando a participação e apoio são suficientes, a reunião de serviço do grupo é realizada. Nessa primeira reunião, as questões do grupo são formalizadas (nome, formato, etc.) e servidores de confiança são eleitos. Nesse momento, mesmo que o grupo possa parecer muito administrativo, devemos lembrar que estamos iniciando um grupo para a realização de nosso propósito primordial. É nossa responsabilidade como membros do grupo cuidar de NA e ter um comprometimento com a nossa recuperação. É realmente um privilégio para nós participarmos da criação do nosso grupo de escolha.

Servidores de confiança

Nossa Segunda Tradição nos diz: “Para o nosso propósito comum existe apenas uma autoridade: um Deus amoroso que pode se expressar na nossa consciência de grupo. Nossos líderes são apenas servidores de confiança, eles não governam.” Nossos servidores de confiança, portanto, são os líderes do grupo e sua presença regular nas reuniões é extremamente importante. Um dos motivos que têm feito muitos grupos de NA não terem sucesso ou terminarem é a eleição de servidores que estão despreparados para servir ou que não têm um histórico de recuperação em nossa Irmandade. Muitas vezes, as eleições em NA parecem uma disputa de popularidade em vez da seleção dos servidores de confiança. Estes devem ser escolhidos com muito cuidado devido às responsabilidades a eles atribuídas em seus encargos e os efeitos ruins que podem causar ao grupo. Cumprir com as atribuições e responsabilidades de servidor é importante. Os parágrafos seguintes contêm uma breve descrição das qualificações dos servidores de confiança do grupo. Para melhor esclarecimento, consulte o manual de serviço aprovado por NA.

Em nossa experiência, descobrimos que os servidores de confiança serão mais bem-sucedidos se tiverem determinadas qualidades necessárias ao desempenho das suas atribuições. Estas qualificações incluem o que segue:

  1. Boa vontade e o desejo de servir
  2. Um histórico de recuperação em NA (sugerimos o mínimo de um ano limpo)
  3. Conhecimento, entendimento e prática dos Doze Passos e Doze Tradições de NA
  4. Participação ativa no grupo

Secretário

O secretário é responsável pelas seguintes tarefas:

♦ Abrir e fechar o local de reunião regularmente, aconteça o que acontecer

♦ Escolher um coordenador que levará a mensagem de recuperação de NA.

♦ Verificar se o café está sendo feito.

♦ Preencher a ata da reunião.

♦ Organizar as reuniões de serviço do grupo.

♦ Realizar a compra de material e literatura.

O secretário tem uma grande responsabilidade e, portanto, este encargo deve ser preenchido cuidadosamente. Os membros do grupo de escolha devem estar sempre dispostos a ajudar o secretário em todos os pedidos de ajuda.

Tesoureiro

O tesoureiro é responsável pelas seguintes tarefas:

♦ Pagar as despesas do grupo.

♦ Fazer relatórios da tesouraria.

♦ Cumprir as decisões da consciência do grupo sobre as receitas e despesas.

♦ Manter o grupo informado regularmente de suas finanças.

É útil que o tesoureiro tenha conhecimentos básicos de matemática e que administre bem suas finanças pessoais. Um dos maiores problemas que temos enfrentado é o mau uso do dinheiro do grupo. Muito dinheiro tem desaparecido. Isso não só nos limita impedindo a ação que Narcóticos Anônimos pode fazer, como também atinge o coração da nossa Quinta Tradição, que diz: “Cada grupo tem apenas um propósito primordial, levar a mensagem ao adicto que ainda sofre.” Tesoureiros que fizeram mau uso de seus encargos costumam descobrir que o preço que pagam em sua recuperação pessoal é muito alto. Obviamente, o tesoureiro tem uma grande responsabilidade e deve se pensar muito na escolha de um membro para servir nesta função. Para obter mais informações sobre como servir o grupo no encargo de tesoureiro consulte o manual do tesoureiro aprovado pela conferência de NA (Treasurer’s Handbook).

Representante de Serviço do Grupo – RSG

O RSG é responsável pelas seguintes tarefas:

♦ Participar regularmente das reuniões do Comitê de Serviço de Área (CSA).

♦ Servir como membro nos subcomitês do CSA.

♦ Servir de elo de comunicação entre o grupo e a área.

♦ Dividir as responsabilidades com o RSG suplente.

♦ Manter o grupo registrado no Escritório Mundial de Serviço (World Service Office).

Ser o elo de comunicação do grupo é o aspecto mais importante deste serviço. O RSG é o elo vital entre o grupo e a Irmandade como um todo. O RSG faz a comunicação, cujo objetivo é representar a consciência do grupo em assuntos que afetem outros grupos ou NA como um todo. Este serviço requer que o representante forneça informações aos grupos sobre a evolução de NA no mundo inteiro e informe a área de todas as atividades, pontos positivos ou os problemas do grupo. É importante que o RSG não quebre a cadeia de comunicação em NA.

Representante de Serviço do Grupo Suplente – RSG Suplente

O serviço de RSG suplente é parecido com o de RSG, exceto por ser um compromisso de 2 anos, sendo que o primeiro ano é destinado para o aprendizado e o segundo ano é para servir como RSG. É essencial que o RSG Suplente participe de cada reunião do CSA, a fim de aprender e apoiar o RSG. O RSG Suplente também atua como RSG na sua ausência.

Outras maneiras de servir

Os encargos acima descritos são eleitos como os servidores de confiança do grupo, sendo definida a maneira de servir. Outra forma é como partilhador ou líder, servidores de confiança em geral escolhidos pelo secretário do grupo. Por todo o mundo há inúmeros termos que são utilizados e maneiras diferentes de se realizar reuniões. Nossa Quarta Tradição nos promete autonomia enquanto essas questões não afetem outros grupos ou NA como um todo. Esta variedade enriquece a nossa Irmandade e aumenta a nossa eficácia. O nosso propósito primordial é sempre o de levar a mensagem de recuperação aos adictos que ainda sofrem.

Coordenador

O líder, que também é chamado de “coordenador” em muitos grupos, deve ter experiência, força e esperança para compartilhar, que são obtidas através da frequência regular às reuniões de Narcóticos Anônimos. Este companheiro é responsável por manter a reunião em andamento de forma serena e seguir o formato de reunião do grupo. O coordenador deverá lembrar-se que a reunião é de todos e não deve fazer comentários após a partilha de cada companheiro.

Quem coordena a reunião é responsável por estabelecer uma atmosfera de recuperação. Embora as dificuldades partilhadas sejam necessárias para a identificação, compartilhar soluções é necessário para a recuperação. O coordenador deve manter sempre em mente que o propósito específico é nos mantermos limpos e ajudar outros adictos a encontrar a recuperação da adicção.

Partilhador

O membro de NA escolhido para falar em uma reunião deve ser alguém que está trabalhando e vivendo o programa de recuperação de NA, que são os Doze Passos e as Doze Tradições. Em áreas onde não há membros de NA com tempo limpo significativo ou com experiência nos Doze Passos e Doze Tradições, há a possibilidade de um grupo com pouca experiência em Narcóticos Anônimos interpretar mal as tradições de NA e convidar partilhadores de fora da Irmandade de NA. Existem várias maneiras de evitar esta situação. O nosso Texto Básico, por exemplo, lembra-nos que membros de NA de outras áreas estão dispostos a percorrer longas distâncias para apoiar grupos novos. O partilhador ajuda a cumprir o propósito primordial do grupo, levando a mensagem de recuperação ao adicto que ainda sofre. Ao partilharmos numa reunião de NA, deveremos ter o cuidado de levar uma mensagem clara de recuperação, identificando-nos como adictos recuperando da doença da adicção. Não é necessário insistir excessivamente em nossa adicção ativa ou “em proezas de nosso uso”, porque todos nós sabemos como e o que foi nosso uso de drogas. Chegamos a Narcóticos Anônimos para parar de usar e nós estamos aqui para partilhar a nossa experiência, força, fé e esperança de recuperação.

♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ ♦ 

Para novos grupos em áreas que estão se iniciando, descobrimos que reuniões de passos e de estudo da literatura podem ser um começo muito importante no crescimento dos membros. Nós encorajamos os companheiros a fazer o seu melhor em unidade com o amor e companheirismo na Irmandade; e continuar voltando, que funciona!

* Para maiores informações, ver o Livreto do grupo.

Minha gratidão fala

quando me importo

e quando compartilho

com os outros

o caminho de NA

Copyright © 1976, 1988 by

Narcotics Anonymous World Services, Inc. 

Todos os direitos reservados

 

World Service Office

PO Box 9999

Van Nuys, CA 91409 USA

T +1/818.773.9999

F +1/818.700.0700

Website: www.na.org

 

World Service Office–CANADA

Mississauga, Ontario

 

World Service Office–EUROPE

B-1050 Brussels, Belgium

T +32/2/646 6012

 

World Service Office–IRAN

Tehran, Iran

www.wsoiran.org

 

NA Fellowship Approved

Tradução de literatura aprovada pela Irmandade de NA.

Narcotics Anonymous, NA Fellowship Approved e The NA Way
são marcas registradas de
Narcotics Anonymous World Services, Incorporated.

ISBN 978-1-55776-097-5      Portuguese (Brazil)     12/13

WSO Catalog Item No. PB-3102 

Narcotics Anonymous World Services (“NAWS”) provides literature, service materials, bulletins and various other tools for NA members, NA groups, and NA service committees as resources in their NA service delivery efforts. Our production and distribution of these materials is not intended to imply that NAWS is in a position of authority over any of those who use these materials. NAWS does not have any centralized control over any NA members, NA groups, or other NA service committees.

All service materials produced by NAWS are offered as a reference resource, and their application is at the sole discretion of the user. They should not be considered directives or mandates from NAWS, and may be adapted or applied as the user sees fit. Additionally, NAWS takes no responsibility in any issues of liability that may result from the application of these materials.